Área de manejo florestal é multada em R$ 2,5 milhões, em Pernambuco
Brasília (27/11/2024) – Uma propriedade de Manejo Florestal Sustentável, situada no sertão pernambucano, foi multada em R$ 2,5 milhões por fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Apesar de a área estar licenciada pela CPRH – Agência Estadual de Meio Ambiente, o dono cometeu infrações ambientais, o que levou, também, ao embargo de áreas situadas dentro do plano de manejo.
As autuações registradas pelos agentes ambientais se referem a: desmatamentos fora do espaço autorizado e em Área de Preservação Permanente, apresentação de informações falsas no Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor) e funcionamento em desacordo com a autorização de exploração.
Após a aplicação das sanções, o proprietário terá 20 dias para apresentar defesa administrativa. Até que sejam regularizadas as pendências, o Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) ficará suspenso e permanecerão embargadas as áreas onde houve cortes indevidos de árvores. A propriedade possui uma área total de 1,9 mil hectares.