Segunda, 24 de Março de 2025
Anúncio
Geral Geral

PCDF prende golpistas acusadas de enganar vítimas em aplicativos de relacionamento

01/03/2025 17h42
Por: Redação Fonte: PCDF
PCDF prende golpistas acusadas de enganar vítimas em aplicativos de relacionamento

Na manhã desta quarta-feira (26), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 31ª Delegacia de Polícia, deflagrou a Operação Dama da Herança. A ação visou cumprir dois mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão preventiva e uma medida cautelar, diversa da prisão, contra duas mulheres, ambas de 34 anos, suspeitas de aplicar o Golpe da Falsa Herança.

Continua após a publicidade

As investigações apontaram que de junho a agosto de 2024, as criminosas obtiveram vantagem ilícita após induzir, ao erro, uma vítima, de 52 anos, causando-lhe um prejuízo de R$ 17 mil. O crime foi cometido sob a promessa de que, ao receber uma suposta herança milionária, uma das suspeitas compraria uma residência para a vítima.

Continua após a publicidade

De acordo com as apurações, uma das investigadas já era conhecida da PCDF, pois tinha diversas ocorrências registradas por crime de estelionato, inclusive, a golpista era conhecida no meio policial como a Loba do Tinder, pois havia se especializado em golpes financeiros aplicados em aplicativos de relacionamento, onde enganava as vítimas com promessas falsas, além de se apropriar de quantias expressivas em dinheiro.

Os investigadores comprovaram que as golpistas sempre agiam com um modus operandi específico, tanto para abordar, quanto para enganar as vítimas. Elas seguiam quatro etapas, que consistiam em realizar o primeiro contato para informar à vítima que ela foi nomeada como beneficiária de uma suposta herança milionária, geralmente de um parente distante ou de alguém com o mesmo sobrenome; em seguida, para dar credibilidade à farsa, elas apresentam documentos fraudulentos, como: testamentos, certidões de óbito e correspondências de advogados, elaborados para serem autênticos.

Em uma nova etapa do golpe, as mulheres informam que terão custos, impostos, taxas e honorários advocatícios para liberar o montante da herança e assim, elas conseguem convencer as vítimas a efetuar pagamentos, depósitos de valores  para a liberação do suposto valor da herança. Depois do primeiro pagamento, as golpistas promovem o escalonamento do lucro, exigindo novas quantias, alegando a necessidade de cobrir taxas inesperadas ou pendências burocráticas.

A equipe da 31ª DP destaca a importância de realizar denúncias e registro de ocorrências para combater fraudes e práticas suspeitas de estelionato e outros crimes. A colaboração da sociedade é fundamental para impedir que novos golpes sejam aplicados e para garantir que os responsáveis sejam levados à justiça.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias