Francisco Eudes Alves Gomes, de 70 anos, conhecido como Eudim Pirrita, ex-vereador e empresário de Tianguá, no Ceará, morreu na tarde desta quinta-feira (9) após ser atacado por amostras de abelhas em sua propriedade rural, localizada no Sítio Boa Esperança.
De acordo com familiares, Eudim não estava no local para realizar a limpeza de um terreno que seria destinado à agricultura. Ele utilizou uma máquina para o trabalho e, acidentalmente, atingiu uma árvore com uma colmeia. Nesse momento, foi atacado pelos insetos.
Imagens registradas mostram Eudim tentando evitar abelhas enquanto seu corpo estava coberto por insetos. Ele foi socorrido por pessoas que estavam nas proximidades e levadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tianguá. Apesar do atendimento de emergência, não resistiu ao choque anafilático causado pela grande quantidade de picadas.
O choque anafilático ocorre devido à liberação de apitoxina, substância presente no veneno das abelhas. Em grandes volumes, esta substância pode desencadear reações diversas, independentemente da vítima ter histórico de alergia.
Eudim Pirrita foi vereador de Tianguá por quatro mandatos não consecutivos, com seu último mandato entre 2013 e 2016. Ele foi reconhecido pela dedicação à comunidade e por projetos gráficos ao desenvolvimento da região.