Uma professora de ensino médio foi demitida de uma escola pública em Welshpool, no País de Gales, após protagonizar um episódio inusitado e preocupante dentro de sala de aula. Alice Ashton compareceu à escola embriagada, xingou alunos, exibiu gestos obscenos e obrigou os estudantes a dançar a música "Macarena", sucesso dos anos 1990.
O incidente ocorreu durante uma aula de saúde em janeiro, mas o caso veio a público nesta semana, após uma audiência realizada na terça-feira (1º/7), que confirmou as acusações. Segundo o jornal britânico The Telegraph, um dos alunos, de 16 anos, relatou que Alice levou para a sala uma garrafa de água com um líquido laranja, do qual dava “longos goles”. Ao fim da aula, a garrafa estava completamente vazia.
Durante a aula, a professora tocava música alta em seu laptop e teria se aproximado de alguns alunos em tom agressivo. “Ela nos chamava de ‘merdinhas’, colocou o dedo do meio a poucos centímetros do rosto de um dos colegas e estava extremamente agitada”, disse o aluno, segundo depoimento reproduzido pela rádio britânica LBC.
A sala ficou “fora de controle”, segundo testemunhas. Apesar de seu comportamento incomum, Alice Ashton era conhecida anteriormente como uma professora “reservada e quieta”, que dava aulas sobre prevenção ao consumo de álcool e drogas, consideradas “chatas” pelos alunos.
O episódio embaraçoso ocorreu quatro meses após Alice ter sido condenada por dirigir embriagada, agravando ainda mais a situação profissional da docente.
Apesar de negar as acusações, as imagens captadas pelas câmeras de segurança da sala de aula confirmaram os relatos dos alunos, segundo o painel disciplinar responsável pelo julgamento do caso.
A decisão final foi pela demissão por conduta imprópria, encerrando a carreira de Alice na instituição pública.