Quinta, 17 de Julho de 2025
Anúncio
Internacional IA

Hipopótamo e vaca no avião, pato no trem: após ‘canguru de suporte emocional’, vídeos em IA de animais dominam web

04/07/2025 17h02
Por: Eduardo Neres
Reprodução/redes sociais
Reprodução/redes sociais

Recentemente, um vídeo em que um canguru é impedido de embarcar em um avião gerou comoção na internet depois que se descobriu, na verdade, se tratar de um clipe produzido por Inteligência Artificial. O animal, que recebeu o apelido de “canguru de suporte emocional”, ganhou a simpatia de internautas e gerou uma onda de novo bichos carismáticos que dominaram a web -- mesmo existindo só no mundo da IA.

Continua após a publicidade

Em seguida, produtores de conteúdo em IA não perderam tempo e seguiram a febre. O resultado foi, por exemplo, um hipopótamo sentado ao lado de uma mulher, dentro de um avião. Veja:

Continua após a publicidade

Uma vaca também foi "flagrada" na mesma situação, em um vídeo de IA que acumula mais de 34 mil visualizações. O post, inclusive, foi compartilhado com a legenda "A amiga do canguru também conseguiu".

Para animais que têm asas, voar de avião talvez não seja tão emocionante. Por isso, este pato criado por IA preferiu pegar um trem para chegar ao seu destino. No vídeo, ele aparece de terno e com uma pasta, entrando dentro do vagão.

Para os que se consideram mais aventureiros, outra opção é a queda livre. Um produtor de conteúdo IA gerou diversas imagens de animais como porco, cachorro e urso panda pulando de paraquedas. O post acumula mais de 11 mil curtidas.

Canguru no aeroporto: do que se trata o vídeo?
Na cena viralizada, uma passageira aparece discutindo com uma funcionária em um aeroporto, enquanto um canguru segura um bilhete de embarque e usa um equipamento semelhante ao de animais de suporte emocional e cães-guias. O vídeo passou a ser compartilhado em redes como X, TikTok e Instagram, com legendas que indicavam que o canguru teria sido impedido de embarcar em um voo.

“Sim, num primeiro momento eu acreditei no vídeo do canguru de suporte emocional! E digo mais: fiquei com pena!”, escreveu um internauta.
“Acabei de descobrir que o vídeo do canguru segurando uma passagem aérea é IA, meu coração já foi quebrado e não são nem 10 da manhã”, compartilhou outro.

A situação divertiu o público, e logo novas “cenas” do canguru passaram a circular pelas redes sociais. Em uma nova versão do vídeo, também gerada por IA, o animal aparece embarcado no avião, e usuários comemoraram a “conquista”.

“Aliviado em saber que a história terminou bem e o canguru de suporte emocional teve um final feliz depois do perrengue para embarcar”, diz um post no X.
Como identificar vídeos falsos nas redes sociais?
Vídeos como o do "canguru de suporte emocional", chamados também de “deepfakes”, são cada vez mais comuns na internet. O termo é uma junção de “deep”, que se refere ao aprendizado profundo de IA, e “fake”, que indica que o conteúdo não é real.

Segundo o Government Accountability Office, órgão do Poder Legislativo dos EUA, os métodos para identificar deepfakes usados por pesquisadores e empresas de internet incluem analisar os vídeos em busca de “rastros” digitais ou detalhes que conteúdos falsos não conseguem imitar de forma realista, como o piscar de olhos ou tiques faciais.

A entidade também recomenda reparar em inconsistências nos vídeos, como brincos diferentes entre si e expressões faciais sem definição.

Apesar de ser usado também em tom humorístico, os deepfakes podem ser usados ilegalmente, em contextos de crimes cibernéticos, fraude, chantagens e ameaças.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias