O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou compromissos políticos nesta terça-feira (1º) após apresentar crises de soluço e vômitos. Segundo mensagem encaminhada por ele a parlamentares e aliados, a recomendação médica foi de repouso e afastamento das atividades que exigem fala.
"Por exigência médica, não irei ao PL nessa terça-feira. Crise de soluços e vômitos me impedem de falar. Obrigado. Jair Bolsonaro", diz o comunicado enviado pelo ex-presidente a interlocutores próximos.
De acordo com apuração da CNN Brasil, Bolsonaro passou mal entre a noite de segunda (30) e esta terça-feira (1º), motivo pelo qual não compareceu à sede do Partido Liberal, em Brasília. A expectativa é que ele também se ausente das atividades previstas para esta quarta-feira (2), mantendo-se em repouso.
A assessoria do ex-presidente ainda não informou se ele será submetido a novos exames ou se há previsão de retorno à agenda pública. Essa não é a primeira vez que Bolsonaro enfrenta episódios de saúde relacionados ao sistema digestivo — desde a facada sofrida em 2018, ele passou por diversas cirurgias e já relatou episódios semelhantes.