Domingo, 14 de Julho de 2024 23:45
Anúncio
Economia Negócios

Logística Internacional entra em destaque de investimento em 2024

Logística Internacional vem mudando estratégias para melhorar eficiências através da adoção de novas tecnologias, investimentos em diferentes modai...

11/07/2024 17h40
Por: Redação Fonte: Agência Dino
Canva
Canva

A logística internacional está se posicionando como uma área de investimento estratégico para 2024, impulsionada por um cenário global cada vez mais interconectado e a necessidade de cadeias de suprimentos mais resilientes e eficientes. De acordo com a Sobel Networking Shipping Co.,INC., projeções recentes do mercado de logística global indicam que o setor pode atingir US$16,79 trilhões até o ano de 2032.

Continua após a publicidade

Dados da Solicista, projetam tendências para a logística internacional deste ano, com destaque para a revolução da inteligência artificial, meios de transporte cada vez mais sustentáveis como o aumento crescente dos veículos elétricos, blockchain e rastreabilidade, e a era da omnicanalidade e experiência do cliente com a logística multimodal.

Segundo a Agência IBGE Notícias, através da divulgação de dados, desde 2022 84% das indústrias de médio a grande porte utilizam tecnologia digital avançada. Ainda segundo essa pesquisa, o benefício mais apontado no uso de tecnologia digital avançada foi a maior flexibilidade em processos administrativos, produtivos e organizacionais (89,8%), seguido pelo aumento da eficiência (87,6%).

Continua após a publicidade

A TI Inside Online ressalta que a transformação digital e a adoção de tecnologias avançadas, como a inteligência artificial (IA) e a Internet das Coisas (IoT), são fundamentais para modernizar e otimizar operações logísticas internacionais. Estas tecnologias permitem melhor rastreamento de mercadorias, otimização de rotas e maior transparência em toda a cadeia de suprimentos, resultando em reduções significativas de custos e aumento da eficiência.

Além disso, o Banco Mundial aponta que o aprimoramento da infraestrutura logística é crucial para fomentar o comércio internacional e a competitividade dos países. Investimentos em portos, aeroportos, ferrovias e rodovias são essenciais para garantir o fluxo contínuo de mercadorias e reduzir os tempos de trânsito. Países que investem em infraestrutura logística robusta tendem a ter uma maior participação no comércio global e atraem mais investimentos estrangeiros.

Continua após a publicidade

Tema o qual será destaque da Logistique 2024, feira do setor logístico que acontecerá em julho de 2024 em Balneário Camboriú, SC. O evento reunirá líderes do setor, especialistas e empresas para discutir as tendências, desafios e oportunidades na logística internacional, proporcionando uma plataforma para a troca de conhecimentos e a apresentação de inovações tecnológicas. Para a C-Freight a feira é uma oportunidade de troca de experiências, networking e discussões que impulsionem negócios e tragam prosperidade para o setor, através da iniciativa privada e pública.

Para Fernanda Velloso e Rafael da Silveira Sodi, sócios da C-Freight, empresa que atua com logística internacional, o destaque para o mercado internacional e as tendências são necessários nesse momento de retomada da economia global. Segundo Fernanda, "abordar o assunto e trazer soluções que tragam resultados, como o avanço da tecnologia e o olhar para outros modais, bem como, a atenção às questões ambientais é o que enriquece a temática ainda mais." 

Rafael destaca que é necessário a capacidade de atender às demandas do comércio internacional de forma eficiente e sustentável. "investir em logística internacional não é apenas uma necessidade para a competitividade das empresas, mas também uma oportunidade de promover o desenvolvimento econômico sustentável", afirma.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias