Um cachorro da raça São Bernardo, chamado Hercules, tem mobilizado milhares de pessoas nas redes sociais após ser diagnosticado com linfoma, um tipo de câncer que afeta o sistema linfático. Com impressionantes 76 kg, o cão vive na Inglaterra com seus tutores, Katie e Nick Bridge, que agora enfrentam uma batalha emocional e financeira para garantir o tratamento do animal.
O primeiro sinal de que algo estava errado veio quando Hercules parou de comer regularmente. Preocupada, Katie o levou ao veterinário, acreditando que fosse um problema estomacal. Porém, os exames revelaram que todos os gânglios linfáticos do animal estavam inflamados, um indicativo claro de câncer. A biópsia confirmou o diagnóstico de linfoma.
“Foi horrível. Eu desabei em lágrimas. Quando você ouve a palavra câncer, pensa que é o fim, uma sentença de morte”, relatou Katie ao jornal britânico Daily Star.
Por conta do porte gigante de Hercules, os custos do tratamento são elevados. “O veterinário disse que, se ele fosse um chihuahua, o custo seria muito menor. Tudo é ampliado por causa do tamanho dele”, explicou Katie. O orçamento total para o tratamento gira em torno de £10 mil (mais de R$ 60 mil), incluindo medicamentos e sessões de quimioterapia.
Atualmente, Hercules toma 13 comprimidos de esteroides por dia e passa por sessões semanais de quimioterapia. Apesar do desafio, ele continua recebendo muito carinho e atenção dos tutores — e também de seus mais de 11 mil seguidores nas redes sociais, que acompanham sua jornada com mensagens de apoio.
A história de Hercules tocou o coração de muitos internautas. Mensagens de solidariedade tomaram conta das postagens da família:
“Sinto muito em ouvir isso, Hercules. Espero que você se recupere logo”, escreveu um seguidor.
“Acabei de doar o que pudemos. Perdemos nosso último cachorro para o câncer, mas a quimioterapia valeu o ano extra que ele teve. Rezo para que o Hercules consiga superar isso”, disse outro.
Para ajudar a arcar com os custos, Katie organizou uma vaquinha on-line. A campanha ganhou força graças ao carinho do público, que já conhecia o cão por outro motivo: antes do diagnóstico, Hercules viralizou por seu tamanho imponente e por gostar de ficar no colo dos tutores como um verdadeiro “bebê gigante”.
Nascido em 2019, Hercules também é um cão de terapia registrado. Antes de ser adotado pelo casal, já havia ajudado crianças em tratamento de trauma emocional. A conexão com os humanos e seu comportamento dócil o tornaram ainda mais especial.
Agora, a família se dedica à luta pela vida de Hercules, enquanto compartilha atualizações com o público que se uniu em torno da causa.
“Ele já ajudou tantas pessoas. Agora, é a nossa vez de ajudá-lo”, resume Katie.