O que parecia ser uma infecção urinária comum acabou se transformando em uma tragédia para a inglesa Kim Smith, de 63 anos. Durante férias na Espanha em 2018, ela começou a apresentar sintomas típicos da infecção — dor abdominal e vontade frequente de urinar —, mas não imaginava que, dias depois, teria as mãos e as pernas amputadas devido à evolução do quadro para uma sepse grave.
Kim procurou atendimento médico e foi orientada a usar antibióticos, mas não conseguiu encontrar o medicamento nas farmácias locais. Ao retornar ao hotel, seu estado de saúde piorou rapidamente. "Acordei às 4h da manhã e pensei que ia morrer. Sentia muita falta de ar, fala arrastada e confusão. Estava com muito frio. Tinha febre e tremia loucamente", relatou ela em vídeo publicado no TikTok.
Levada com urgência a um hospital, Kim foi diagnosticada com sepse severa — uma resposta inflamatória generalizada e potencialmente fatal do organismo a uma infecção. Ela foi colocada em coma induzido, e no dia seguinte suas mãos já estavam roxas. “Falaram para minhas filhas que os dedos das mãos e dos pés estavam pretos. Meus braços estavam pretos até os cotovelos”, contou.
Depois de seis semanas internada e em suporte de vida, Kim foi transferida para o Reino Unido. Três semanas após o retorno, ela despertou do coma e se deparou com a gravidade da situação: seria necessário amputar as mãos e as pernas acima dos joelhos.
A britânica passou por 12 semanas de reabilitação física, nas quais reaprendeu a viver sem os membros. Hoje, ela compartilha sua história nas redes sociais como forma de conscientizar outras pessoas sobre os sinais e perigos da sepse.
“Se você precisar fazer xixi, faça. Não segure a urina. Isso pode causar uma infecção e evoluir para sepse”, alerta. Em seu relato, Kim também destaca que sentiu sintomas como fala arrastada, confusão mental, febre acompanhada de calafrios intensos e ausência de urina — sinais de que algo muito errado estava acontecendo. “Se sentir um mal-estar incomum e souber que algo não está certo, por favor, defenda-se.”
A sepse é uma condição grave que pode surgir a partir de infecções simples, como a urinária, e leva à falência múltipla dos órgãos se não for tratada a tempo. Médicos reforçam a importância de procurar atendimento emergencial ao perceber sintomas como febre alta, respiração acelerada, confusão mental, calafrios intensos e queda de pressão.