Um evento de arrecadação de fundos na escola Protearif Laerskool terminou em tragédia no último sábado (31), quando um castelo inflável foi lançado no ar por uma forte rajada de vento, deixando dois alunos gravemente feridos. As informações são do Daily Mail.
Segundo testemunhas, o brinquedo inflável subiu a uma altura de aproximadamente 12 metros — o equivalente a um prédio de três andares — antes de despencar. O incidente, que aconteceu na cidade de Krugersdorp, a oeste de Joanesburgo, foi registrado por vídeos compartilhados nas redes sociais. As imagens sugerem que o castelo não estava devidamente ancorado ao chão, o que pode ter contribuído para o acidente.
Duas crianças caíram durante o voo do inflável. Uma delas sofreu fratura no crânio e outra quebrou o braço. Em uma tentativa desesperada de ajudar, pais presentes no evento formaram uma espécie de "colchão humano" para tentar amortecer a queda das crianças — esforço que, apesar de comovente, não foi suficiente para evitar os ferimentos.
Atendimento e investigação
As vítimas foram levadas com urgência ao hospital. De acordo com um comunicado publicado pela escola em sua página oficial no Facebook, a criança com o braço quebrado recebeu alta ainda no mesmo dia. Já a criança com fratura craniana permaneceu internada por três dias e teve alta na última terça-feira (3).
Ambas continuam sob acompanhamento psicológico, assim como colegas que testemunharam o acidente.
O caso foi encaminhado ao Departamento de Educação local, que abriu uma investigação para apurar se houve negligência por parte da organização do evento. A direção da escola, segundo o Daily Mail, se recusou a dar declarações, citando o inquérito em andamento.