A equipe médica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Brotas, em Salvador (BA), viveu neste domingo (9) mais um parto inesperado. Pela terceira vez, a unidade — administrada pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) — foi cenário de um nascimento surpresa: Iria Nilza Soares Nascimento, de 28 anos, deu à luz sem saber que estava grávida.
Solteira e em sua primeira gestação, Iria procurou atendimento por volta das 4h da manhã com fortes dores abdominais. Ao ser classificada como caso de média prioridade (cor amarela), foi atendida pela médica Lise Oliveira, que rapidamente percebeu que os sintomas não se tratavam de uma dor abdominal comum.
“Ela gritava de dor e apresentava um padrão incompatível com cólicas habituais. Em poucos minutos, identifiquei sinais de trabalho de parto já avançado”, relatou a médica.
Com o apoio da equipe da UPA, o parto foi conduzido no próprio local. Às 5h03, nasceu a pequena Vitória, com ótima vitalidade, corada e chorando forte. A assistência neonatal foi prestada pelos médicos pediatras Luana Mascarenhas Couto e João Henrique Fonseca do Nascimento, que realizaram os primeiros cuidados com a recém-nascida.
“Esse foi o meu terceiro parto na UPA de Brotas, e todos tiveram desfechos positivos. Histórias como essa só são possíveis graças ao trabalho em equipe — médicos da pediatria e clínica médica, enfermeiras, técnicas de enfermagem, equipe de laboratório e todos os colaboradores da unidade”, destacou a pediatra Luana Mascarenhas.
Após o parto, mãe e filha foram transferidas com segurança pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Instituto de Perinatologia da Bahia (IPERBA), onde permanecem sob observação e passam bem.