Sábado, 14 de Junho de 2025
Anúncio
Internacional Mundo

Ataque a tiros em escola na Áustria deixa 11 mortos e 11 feridos; atirador era ex-aluno

10/06/2025 15h32
Por: Eduardo Neres
Kleine Zeitung via AP
Kleine Zeitung via AP

Um ataque a tiros em uma escola de ensino médio na cidade de Graz, no sudeste da Áustria, deixou 11 pessoas mortas e 11 feridas na manhã desta terça-feira (10), no que está sendo considerado um dos episódios mais trágicos da história recente do país. O ataque foi cometido por um ex-aluno de 21 anos, que depois tirou a própria vida.

Continua após a publicidade

O crime aconteceu por volta das 10h no horário local (5h em Brasília). Segundo a polícia austríaca, o autor agiu sozinho e utilizou duas armas — uma pistola e uma espingarda — compradas legalmente. As vítimas incluem estudantes e adultos que estavam na escola no momento do ataque. Horas depois do ocorrido, uma das vítimas feridas, uma mulher em estado crítico, também não resistiu, elevando o número de mortos para 11.

Continua após a publicidade

Reação das autoridades

O chanceler austríaco, Christian Stocker, classificou o ataque como uma “tragédia nacional” e decretou três dias de luto oficial. “Este é um dia sombrio na história de nosso país”, declarou. Entre os mortos estão três homens e seis mulheres, além do próprio atirador. Outras vítimas seguem hospitalizadas, algumas em estado grave.

A prefeita de Graz, Elke Kahr, também lamentou o ocorrido, dizendo que a cidade vive “uma tragédia horrível”. O presidente da Áustria, Alexander Van der Bellen, afirmou que o episódio representa “um horror que atinge o coração” da nação.

A ministra das Relações Exteriores, Beate Meinl-Reisinger, usou as redes sociais para expressar sua dor: “É incompreensível e insuportável. Minha solidariedade e meu luto vão para as vítimas e suas famílias. Como mãe de três filhos, isso parte meu coração.” Ela também se referiu ao ataque como um “massacre”.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias