Um preso da Penitenciária Regional de São Luís, no Maranhão, protagonizou uma tentativa inusitada de fuga ao se disfarçar de mulher durante o horário de visitas. O caso ocorreu na tarde do último sábado (7) e foi divulgado pelo portal Metrópoles.
Segundo a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), a estratégia envolveu a colaboração de uma visitante, que entrou na unidade com uma peruca e várias peças de roupa sobrepostas. Os itens foram repassados ao detento, que se vestiu com os acessórios femininos e tentou deixar o local como se fosse uma das visitantes.
Mesmo com o empenho para se passar por mulher — incluindo o uso da peruca —, o disfarce não enganou os agentes penitenciários. Os servidores identificaram a tentativa de fuga ainda durante o processo de saída dos visitantes e rapidamente tomaram as providências cabíveis.
A Seap informou que tanto o preso quanto a visitante envolvida foram autuados e encaminhados à delegacia de polícia para os procedimentos legais. A secretaria afirmou ainda que a segurança da unidade seguiu os protocolos estabelecidos, evitando a fuga sem maiores complicações.
O caso agora será investigado pela Polícia Civil do Maranhão. Ainda não há informações sobre eventuais punições disciplinares aplicadas ao detento nem sobre a situação legal da visitante após o flagrante.