Uma tragédia comove a comunidade brasileira no Canadá. A fonoaudióloga Silvana de Oliveira Schramm e seu filho, Leonardo Pedro Schramm Machado, de apenas 4 anos, foram atropelados por um ônibus em Vancouver na última semana. O acidente resultou na morte do menino e deixou a mãe em estado crítico.
Silvana, que está internada na UTI do Hospital Geral de Vancouver (VGH), passou por uma cirurgia de emergência na terça-feira (3). O procedimento, conduzido por equipes de cirurgia ortopédica e plástica, teve como objetivo estabilizar a pelve e avaliar danos musculares e cutâneos, com possibilidade de enxertos e remoções. De acordo com familiares, ela deve permanecer sedada nos próximos dias durante a recuperação.
Natural do Ceará, Silvana vive no Canadá há mais de dez anos com o marido, o arquiteto Clineu Machado. Em 2020, o casal realizou o sonho de aumentar a família com o nascimento de Leonardo, considerado um “bebê milagre” devido às dificuldades enfrentadas pela mãe para engravidar.
Leonardo era o único filho do casal e descrito como um “amigo inseparável” da mãe. No dia do acidente, mãe e filho voltavam de um passeio em Bowen Island. Pouco antes do atropelamento, Silvana compartilhou fotos com o menino e trocou mensagens com o marido, que não os acompanhava naquele momento.
Em meio ao luto e à dor, amigos próximos da família lançaram uma campanha online para arrecadar fundos e oferecer apoio. Os valores arrecadados serão utilizados para cobrir os custos do funeral de Leonardo, além de considerar a possibilidade de translado do corpo ao Brasil ou viabilizar a vinda de familiares brasileiros a Vancouver.
A iniciativa é liderada pela canadense Theresa Morrisson, amiga da família. No texto da campanha, Clineu compartilhou uma mensagem comovente escrita em nome do filho, que expressava o carinho do menino por ônibus e a relação especial com a mãe.
“Um dos meus melhores amigos, o ônibus, me separou da minha melhor amiga na vida. Sim… minha mãe. Nós éramos inseparáveis e saíamos todos os dias para aproveitar Vancouver”, diz o texto.
Clineu também pediu orações por Silvana e solidariedade aos motoristas de transporte público da cidade, que, segundo ele, estão visivelmente abalados com o ocorrido.
A tragédia mobilizou tanto brasileiros quanto canadenses, que expressam solidariedade e esperança na recuperação de Silvana. Enquanto isso, familiares e amigos buscam forças para lidar com a perda precoce e irreparável de Leonardo.