Quarta, 18 de Junho de 2025
Anúncio
Saúde Saúde

Opas alerta sobre aumento de casos de febre amarela nas Américas

30/05/2025 09h50 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação Fonte: Agência Brasil
Opas alerta sobre aumento de casos de febre amarela nas Américas

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) emitiu um alerta sobre o aumento dos casos de febre amarela nas Américas. Até maio deste ano, o número de infecções foi oito vezes maior que no mesmo período de 2024. O número de mortes já supera em 3 vezes o total do ano passado inteiro.

Continua após a publicidade

Ao todo, a região já relatou 221 casos e 89 óbitos neste ano. A liderança é do Brasil com metade das infecções e das mortes, seguido da Colômbia e do Peru.

Continua após a publicidade

A preocupação é com casos fora da Amazônia, como em São Paulo e no estado de Tolima, na Colômbia, porque isso pode aumentar o risco de surtos urbanos.

Segundo a Opas, quase todos os infectados neste ano e em 2024 não estavam vacinados, pois a cobertura vacinal caiu depois da pandemia. Em dez dos 12 países onde a doença é comum, a taxa de vacinação está abaixo dos 95% recomendados.

A febre amarela é transmitida por mosquitos, inclusive o Aedes aegypti, o mesmo transmissor da dengue. A doença pode causar febre, dores no corpo, vômito e, em casos graves, morte.

Se identificar esses sintomas, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Somente o médico pode avaliar a situação e orientar o tratamento.

A Opas recomenda reforçar a vacinação em todos os países, monitorar os casos e alertar viajantes para as áreas de risco. Também orienta o uso de doses fracionadas da vacina, quando necessário, para aumentar a proteção com o estoque disponível do imunizante.

É possível conseguir informações sobre a vacinação contra a febre amarela nas Unidades Básicas de Saúde, na página da Secretaria de Saúde do seu estado ou na página do Ministério da Saúde.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias