Sábado, 14 de Junho de 2025
Anúncio
Brasil Geral

Filhote de carcará-do-norte é resgatado pelo Ibama no Pará

Ave foi encontrada pela população na região de Santarém com as penas das asas cortadas

15/05/2025 21h29
Por: Redação Fonte: Governo Federal
Filhote de carcará-do-norte é resgatado pelo Ibama no Pará

Santarém/PA (13/05/2025) – Um filhote de carcará-do-norte (Caracara plancus cheriway), espécie de ave de rapina, foi resgatado por uma equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na região de Santarém (PA). O animal foi encontrado com as penas das asas cortadas, machucado e aparentemente assustado.

Continua após a publicidade

Moradores do distrito de Curuai, do Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Lago Grande, localizaram a ave e acionaram o Ibama. A população prestou os primeiros cuidados ao filhote, oferecendo água e alimentação até a chegada dos agentes ambientais. Ao chegar no local, a equipe do Instituto verificou que o carcará apresentava sinais de domesticação, como a extrema docilidade e as penas das asas cortadas – prática comum para impedir que aves de rapina voem. Essas características indicam, ainda, que o animal pode ter sido mantido em cativeiro irregular e que, possivelmente, fugiu ou foi abandonado até ser encontrado no terreno.

Continua após a publicidade

VEJA TAMBÉM:
+Pastor é flagrado se masturbando na frente de adolescentes e mulher em rua
+Três agentes da PRF morrem após perseguição

O filhote foi encaminhado para o zoológico ZooUnama, em Santarém, para ser avaliado por veterinários e receber os cuidados necessários para reabilitação. Após a recuperação, os especialistas definirão a melhor destinação para a ave, que poderá ser reintroduzida na natureza ou, se inapta, encaminhada para um centro de conservação ou mantida no ZooUnama.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias