Salvador/BA (14/04/2025) – Vinte aves silvestres mantidas ilegalmente em cativeiro foram resgatadas durante operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Guarda Civil Municipal de Salvador (BA), realizada na última quinta-feira (10), na capital baiana.
A ação foi deflagrada a partir de denúncias de que um indivíduo mantinha criadouro clandestino de papagaios e outras aves, anunciando os animais para comércio em redes sociais. De posse dos dados do infrator, os agentes foram até sua casa e encontraram as aves presas em gaiolas, em condições precárias. Uma multa de R$ 80 mil foi aplicada pelo Ibama ao responsável.
As aves resgatadas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama na capital baiana, onde receberão os cuidados necessários para sua reabilitação e reintrodução na natureza.
A operação conjunta de fiscalização demonstra o compromisso das instituições no combate aos crimes ambientais. A parceria entre o Ibama e a Guarda Civil Municipal de Salvador tem sido fundamental para o sucesso de diversas operações de resgate e apreensão de animais em situação de risco.