A cruz histórica usada na celebração da primeira missa em solo brasileiro desembarcou em São Paulo na noite desta segunda-feira (14), marcando o início de uma extensa programação religiosa e cultural promovida pelo evento “Brasil com Fé – Celebrando os 525 anos da Primeira Missa no Brasil, Terra de Santa Cruz”.
Realizado pelo Movimento Brasil com Fé, em parceria com o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e o Instituto Redemptor, o evento acontece entre os dias 12 e 27 de abril e coincide com os 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Portugal, estabelecidas oficialmente em 1825.
A cruz original, que pertence ao acervo do Museu da Sé de Braga, em Portugal, foi trazida ao país especialmente para a celebração do Ano Jubilar e percorrerá cerca de 20 cidades brasileiras, promovendo um reencontro simbólico com as raízes da fé cristã no Brasil.
A primeira atividade em São Paulo ocorre nesta terça-feira (15), ao meio-dia, com a celebração de uma Santa Missa na Catedral da Sé, presidida pelo arcebispo metropolitano, Cardeal Odilo Scherer. Em seguida, às 13h, a cruz será levada em procissão pelos Arautos do Evangelho até o Pateo do Collegio, local simbólico do início da cidade.
A programação segue com uma Cerimônia Institucional na sede da Fiesp, às 15h, e um Ato Ecumênico na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), às 16h. O dia termina com uma visita institucional ao Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado, às 19h.
A cruz remonta à primeira missa do Brasil, realizada em 26 de abril de 1500, na Praia de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália (BA), e presidida por Frei Henrique de Coimbra. O ato religioso marcou o início simbólico da presença cristã no país e o encontro entre culturas distintas.
A peregrinação da cruz tem como objetivo reforçar valores de fé, diálogo e união entre os povos, reafirmando o compromisso histórico e espiritual entre Brasil e Portugal.