Sábado, 19 de Abril de 2025
Anúncio
Geral Geral

Mulher descobre que é 'casada' com cunhado após confusão na Bahia

09/04/2025 20h30
Por: Eduardo Neres
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Um erro cartorário que parece roteiro de novela vem repercutindo na Bahia. A governanta Fábia Almeida, de 34 anos, descobriu que está casada legalmente com o próprio cunhado, Abel Menezes, de 39, apesar de viver há mais de uma década como esposa de Acel Menezes, 38. O caso insólito, que já dura quatro anos, teve início quando Abel precisou solicitar a segunda via de um documento.

Continua após a publicidade

Fábia e Acel oficializaram a união em 2014, com entrada no cartório de Biritinga, mas o casamento foi celebrado em Serrinha, cidade vizinha no nordeste baiano. Tudo parecia dentro da normalidade, até que, em 2021, Abel solicitou uma nova via da certidão de nascimento no cartório de Biritinga. Foi aí que veio a surpresa: o sistema indicava que ele era casado com Fábia.

Continua após a publicidade

“Ele (Abel) falou para a funcionária do cartório que não era casado com Fábia. Ela disse que ia resolver, mas o tempo foi passando...”, contou Acel, o verdadeiro marido de Fábia.

Desde então, os três enfrentam um impasse burocrático que parece não ter fim. Segundo Acel, a família tem feito várias tentativas para corrigir o erro, mas esbarra em obstáculos entre os dois cartórios envolvidos.

“Abel vai direto no cartório de Biritinga. Lá mandam ele ir para o cartório de Serrinha. Chegando lá, dizem que estão sem juíza. Quando conseguimos uma folga do trabalho, vamos até a cidade tentar resolver, mas nunca dá certo”, lamenta.

Casamento legal, mas com a pessoa errada

O caso levanta questões importantes sobre falhas no sistema cartorário e os desafios enfrentados por famílias que se veem reféns da burocracia. No Brasil, a legislação reconhece apenas o casamento entre duas pessoas, o que significa que, no papel, Fábia está impedida de ser legalmente esposa de Acel, embora viva com ele há mais de 10 anos.

A situação inusitada segue sem resolução há quatro anos, enquanto os três aguardam que algum cartório ou autoridade judicial consiga desfazer o "casamento fantasma" entre Fábia e Abel.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias